Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3303
Título: | Principais Abordagens de Ensino na Educação de Surdos |
Autor(es): | Jesus, Débora Guedes Leandro de Capuzzo, Denise de Barros |
Palavras-chave: | Educação de Surdos Abordagens Pedagógicas |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Revista Mosaico |
Referência: | JESUS, Débora Guedes Leandro de; CAPUZZO, Denise de Barros. Principais Abordagens de ensino na educação de surdos. Mosaico: Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 14, n. 1, p. 81-88, jan./ abr. 2023. |
Abstract: | Explora as abordagens pedagógicas na educação de surdos desde o século XV. Apresenta o ensino por meio de sinais (Abade de L'Epée), oralismo, comunicação total, bilinguismo e pedagogia surda. O texto destaca o oralismo como um período de exclusão e rebaixamento cognitivo, e o bilinguismo como uma abordagem que valoriza a língua de sinais como primeira língua e o português como segunda, promovendo a organização cognitiva e respeitando a cultura surda. A pesquisa ressalta a importância da língua de sinais para a identidade e desenvolvimento do surdo, criticando o ensino que desconsidera a cultura visual. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3303 |
ISSN: | 2178227 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.doc | 71,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.htm | 113,19 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.pdf | 281,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.