Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3303
Título: Principais Abordagens de Ensino na Educação de Surdos
Autor(es): Jesus, Débora Guedes Leandro de
Capuzzo, Denise de Barros
Palavras-chave: Educação de Surdos
Abordagens Pedagógicas
Data do documento: 2023
Editor: Revista Mosaico
Referência: JESUS, Débora Guedes Leandro de; CAPUZZO, Denise de Barros. Principais Abordagens de ensino na educação de surdos. Mosaico: Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 14, n. 1, p. 81-88, jan./ abr. 2023.
Abstract: Explora as abordagens pedagógicas na educação de surdos desde o século XV. Apresenta o ensino por meio de sinais (Abade de L'Epée), oralismo, comunicação total, bilinguismo e pedagogia surda. O texto destaca o oralismo como um período de exclusão e rebaixamento cognitivo, e o bilinguismo como uma abordagem que valoriza a língua de sinais como primeira língua e o português como segunda, promovendo a organização cognitiva e respeitando a cultura surda. A pesquisa ressalta a importância da língua de sinais para a identidade e desenvolvimento do surdo, criticando o ensino que desconsidera a cultura visual.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3303
ISSN: 2178227
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.