Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Débora Guedes Leandro de-
dc.contributor.authorCapuzzo, Denise de Barros-
dc.date.accessioned2025-06-30T17:37:10Z-
dc.date.available2025-06-30T17:37:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationJESUS, Débora Guedes Leandro de; CAPUZZO, Denise de Barros. Principais Abordagens de ensino na educação de surdos. Mosaico: Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 14, n. 1, p. 81-88, jan./ abr. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2178227-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3303-
dc.description.abstractExplora as abordagens pedagógicas na educação de surdos desde o século XV. Apresenta o ensino por meio de sinais (Abade de L'Epée), oralismo, comunicação total, bilinguismo e pedagogia surda. O texto destaca o oralismo como um período de exclusão e rebaixamento cognitivo, e o bilinguismo como uma abordagem que valoriza a língua de sinais como primeira língua e o português como segunda, promovendo a organização cognitiva e respeitando a cultura surda. A pesquisa ressalta a importância da língua de sinais para a identidade e desenvolvimento do surdo, criticando o ensino que desconsidera a cultura visual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Mosaicopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectAbordagens Pedagógicaspt_BR
dc.titlePrincipais Abordagens de Ensino na Educação de Surdospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.