Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155
Title: | Uma perspectiva sócio - histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos |
Other Titles: | Educação e exclusão : abordagens socioantropológicas em educação especial |
Authors: | Skliar, Carlos |
Keywords: | Línguas de sinais Educação |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Mediação |
Citation: | SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 73-105. |
Abstract: | Este capitulo aborda a surdez como um problema mais pela parte dos ouvintes do que pelas pessoas surdas. Relata suas experiências com crianças surdas, destacando erros de interpretação devido à falta de conhecimento sobre a língua de sinais. A história da surdez é marcada por uma visão clínico-terapêutica, que priorizou a oralidade e marginalizou a língua de sinais, impondo preconceitos e limitações aos surdos. Skliar critica essa abordagem e defende um modelo socioantropológico de compreensão da surdez. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155 |
ISBN: | 8599091018 |
Appears in Collections: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.doc Restricted Access | 391 kB | Microsoft Word | View/Open | |
SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.htm Restricted Access | 234,81 kB | HTML | View/Open | |
SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.pdf Restricted Access | 667,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.