Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155
Title: Uma perspectiva sócio - histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos
Other Titles: Educação e exclusão : abordagens socioantropológicas em educação especial
Authors: Skliar, Carlos
Keywords: Línguas de sinais
Educação
Issue Date: 2010
Publisher: Mediação
Citation: SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 73-105.
Abstract: Este capitulo aborda a surdez como um problema mais pela parte dos ouvintes do que pelas pessoas surdas. Relata suas experiências com crianças surdas, destacando erros de interpretação devido à falta de conhecimento sobre a língua de sinais. A história da surdez é marcada por uma visão clínico-terapêutica, que priorizou a oralidade e marginalizou a língua de sinais, impondo preconceitos e limitações aos surdos. Skliar critica essa abordagem e defende um modelo socioantropológico de compreensão da surdez.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155
ISBN: 8599091018
Appears in Collections:MA - Capítulos de Livros - Educação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.