Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/772
Título: Inclusão e avaliação na escola : de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Beyer, Hugo Otto
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Data do documento: 2013
Editor: Mediação
Referência: BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 128 p. ISBN: 9788577060023.
Abstract: A escola inclusiva de que, hoje, muitas vezes se fala é uma escola para atender todas as crianças e jovens, sem qualquer exceção, sem distinções de espécie alguma. Não será esta uma proposta ingênua ou reducionista de integração escolar? Como aprendem a ler as crianças com síndrome de down ou disléxicas, por exemplo? Não necessitam elas de uma pedagogia diferenciada para que progridam em sua aprendizagem? Poderá uma professora de séries iniciais, por melhores intenções que tenha, dar conta das especificidades pedagógicas dessas crianças? Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. Depois sugere tornar concretas algumas alternativas que vivenciou na Alemanha em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas:a individualização do atendimento pedagógico, uma avaliação mediadora, não-comparativa, e a adoção de sistemas de bidocência, ou seja, professores especialistas atuando em colaboração com os professores de classe. Tanto em termos teóricos, quanto no sentido das ações propostas, este é um texto que avança significativamente em relação à inclusão versus avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/772
ISBN: 9788577060023
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beyer. Inclusao e avaliacao na escola.pdf
Acesso restrito
784,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Beyer. Inclusao e avaliacao na escola.htm
Acesso restrito
830,87 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.