Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBeyer, Hugo Otto-
dc.date.accessioned2017-10-02T19:05:48Z-
dc.date.available2017-10-02T19:05:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 128 p. ISBN: 9788577060023.pt_BR
dc.identifier.isbn9788577060023-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/772-
dc.description.abstractA escola inclusiva de que, hoje, muitas vezes se fala é uma escola para atender todas as crianças e jovens, sem qualquer exceção, sem distinções de espécie alguma. Não será esta uma proposta ingênua ou reducionista de integração escolar? Como aprendem a ler as crianças com síndrome de down ou disléxicas, por exemplo? Não necessitam elas de uma pedagogia diferenciada para que progridam em sua aprendizagem? Poderá uma professora de séries iniciais, por melhores intenções que tenha, dar conta das especificidades pedagógicas dessas crianças? Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. Depois sugere tornar concretas algumas alternativas que vivenciou na Alemanha em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas:a individualização do atendimento pedagógico, uma avaliação mediadora, não-comparativa, e a adoção de sistemas de bidocência, ou seja, professores especialistas atuando em colaboração com os professores de classe. Tanto em termos teóricos, quanto no sentido das ações propostas, este é um texto que avança significativamente em relação à inclusão versus avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMediaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleInclusão e avaliação na escola : de alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.publisher.otherPorto Alegrept_BR
Appears in Collections:MA - Livros - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beyer. Inclusao e avaliacao na escola.pdf
Restricted Access
784,6 kBAdobe PDFView/Open
Beyer. Inclusao e avaliacao na escola.htm
Restricted Access
830,87 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.