Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/752
Título: Abordagens Vygotskiana, Walloniana e Piagetiana : diferentes olhares para a sala de aula
Autor(es): Davis, Claudia Leme Ferreira
Almeida, Laurinda Ramalho de
Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira
Rachman, Vivian Carla Bohm
Palavras-chave: Educação
Vygotsky
Piaget, Jean
Data do documento: 2012
Editor: Psicologia da educação
Referência: DAVIS, Claudia Leme Ferreira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; RIBEIRO, Marilda Pierro de Oliveira; RACHMAN, Vivian Carla Bohm. Abordagens Vygotskiana, Walloniana e Piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicologia da educação, São Paulo, n. 34, 2012, p. 63-83.
Abstract: Após filmar as atividades de sala de aula de uma professora de 5° ano do Ensino Fundamental, trabalhando em uma escola pública do Estado São Paulo (Brasil), pediu-se a ela que falasse sobre alguns episódios selecionados e organizados a partir da edição das filmagens. A partir do que foi dito sobre um deles, discute-se como a cena retratada poderia ser entendida com base nas perspectivas vygotskiana, walloniana e piagetiana, buscando mostrar que, a despeito de suas diferenças, essas abordagens teóricas podem subsidiar uma prática pedagógica mais atenta à diversidade dos alunos, oferecendo-lhes maior autonomia e habilidades de pensamento mais sofisticadas e precisas.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/752
ISSN: 1414-6975
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVIS. Abordagens vygotskyana walloniana e piagetianaa.pdf
Acesso restrito
425,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DAVIS. Abordagens vygotskyana walloniana e piagetiana (1).htm
Acesso restrito
281,53 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.