Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/658
Título: Médicos de UTI
Autor(es): Nascimento Sobrinho, Carlito Lopes
Barros, Dalton de Souza
Tironi, Márcia Oliveira Staffa
Marques Filho, Edson Silva
Palavras-chave: Condições de trabalho
Esgotamento profissional
Data do documento: 2010
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica [online]
Referência: NASCIMENTO SOBRINHO, Carlito Lopes; BARROS, Dalton de Souza; TIRONI, Márcia Oliveira Staffa; MARQUES FILHO, Edson Silva. Médicos de UTI: prevalência da Síndrome de Burnout, características sociodemográficas e condições de trabalho. Revista brasileira de educação médica [online], 2010, v. 34, n.1, p.106-115.
Abstract: A Síndrome da Estafa Profissional constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. Este trabalho descreve a prevalência da Síndrome de Burnout, características sociodemográficas e condições de trabalho dos médicos intensivistas de Salvador (BA). Realizou-se um estudo de corte transversal, que avalia os médicos que trabalham em UTI adulto nessa cidade. Foram avaliados 297 plantonistas, sendo 70% homens. A média de idade e de tempo de formado foi de 34,2 e 9,0 anos, respectivamente. Foram encontrados níveis elevados de exaustão emocional (47,5%), despersonalização (24,6%) e ineficácia (28,3%). A prevalência da Síndrome de Burnout, considerada como nível elevado em pelo menos uma dimensão, foi de 63,3% e de 7,4% nas três dimensões. A prevalência da Síndrome de Burnout foi ele- vada entre os médicos avaliados.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/658
ISSN: 1981-5271
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOBRINHO. Medicos de UTII.pdf
Acesso restrito
515,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SOBRINHO. Medicos de UTII.htm
Acesso restrito
132,44 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.