Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3318
Título: Principais abordagens de ensino na educação de surdos
Autor(es): Jesus, Débora Guedes Leandro de
Capuzzo, Denise de Barros
Palavras-chave: Surdez
Educação
Data do documento: 2023
Editor: Mosaico
Referência: JESUS, Débora Guedes Leandro de; CAPUZZO, Denise de Barros. Principais Abordagens de ensino na educação de surdos. Mosaico: Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 14, n. 1, p. 81-88, jan./ abr. 2023.
Abstract: O presente estudo tem a finalidade de aprimorar o conhecimento sobre as principais abordagens de ensino na educação de surdos. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica, apresentando o resumo de técnicas didáticas pedagógicas já experienciadas com alunos surdos. Os resultados indicam que a educação de surdos é objeto de estudo há séculos, de maneira que é possível apontar diversas abordagens pedagógicas elencadas no contexto histórico. Sendo estas: o ensino por meio de sinais, experimentado por Abade de L'Epee (em 1760) que promoveu aos surdos o aprendizado de conteúdos escolares e se tornou referência mundial na escolarização dos mesmos; o oralismo implantado obrigatoriamente a partir de 1880, propondo a reabilitação de alunos surdos estritamente por meio da fala, tendo como consequência a exclusão social e rebaixamento no desenvolvimento cognitivo do aluno; a comunicação total que utilizou diversos meios para a comunicabilidade, porém se mostrou insuficiente para a aprendizagem dos surdos, devido a ausência de estruturação lógica que limitou o desenvolvimento intelectual do educando; o bilinguismo, que propõe um ensino baseado na língua de sinais e secundariamente ensina a língua oficial do país, permitindo assim a organização cognitiva do educando; foi apresentada também a pedagogia surda que defende um ensino exclusivamente desenvolvido por professores surdos, valoriza a cultura visual, mas, pouco submete os alunos surdos a língua majoritária de seu país. O trabalho em pauta possibilita uma visão panorâmica e a análise de meios que contribuem na educação de alunos surdos.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3318
ISSN: 2178227X
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.doc
Acesso restrito
71,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.htm
Acesso restrito
104,34 kBHTMLVisualizar/Abrir
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.pdf
Acesso restrito
281,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.