Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3318
Título: | Principais abordagens de ensino na educação de surdos |
Autor(es): | Jesus, Débora Guedes Leandro de Capuzzo, Denise de Barros |
Palavras-chave: | Surdez Educação |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Mosaico |
Referência: | JESUS, Débora Guedes Leandro de; CAPUZZO, Denise de Barros. Principais Abordagens de ensino na educação de surdos. Mosaico: Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 14, n. 1, p. 81-88, jan./ abr. 2023. |
Abstract: | O presente estudo tem a finalidade de aprimorar o conhecimento sobre as principais abordagens de ensino na educação de surdos. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica, apresentando o resumo de técnicas didáticas pedagógicas já experienciadas com alunos surdos. Os resultados indicam que a educação de surdos é objeto de estudo há séculos, de maneira que é possível apontar diversas abordagens pedagógicas elencadas no contexto histórico. Sendo estas: o ensino por meio de sinais, experimentado por Abade de L'Epee (em 1760) que promoveu aos surdos o aprendizado de conteúdos escolares e se tornou referência mundial na escolarização dos mesmos; o oralismo implantado obrigatoriamente a partir de 1880, propondo a reabilitação de alunos surdos estritamente por meio da fala, tendo como consequência a exclusão social e rebaixamento no desenvolvimento cognitivo do aluno; a comunicação total que utilizou diversos meios para a comunicabilidade, porém se mostrou insuficiente para a aprendizagem dos surdos, devido a ausência de estruturação lógica que limitou o desenvolvimento intelectual do educando; o bilinguismo, que propõe um ensino baseado na língua de sinais e secundariamente ensina a língua oficial do país, permitindo assim a organização cognitiva do educando; foi apresentada também a pedagogia surda que defende um ensino exclusivamente desenvolvido por professores surdos, valoriza a cultura visual, mas, pouco submete os alunos surdos a língua majoritária de seu país. O trabalho em pauta possibilita uma visão panorâmica e a análise de meios que contribuem na educação de alunos surdos. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3318 |
ISSN: | 2178227X |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.doc Acesso restrito | 71,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.htm Acesso restrito | 104,34 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
JESUS_CAPUZZO. Principais Abordagens. p. 81-88. Acessivel.pdf Acesso restrito | 281,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.