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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jesus, Débora Guedes Leandro de | - |
dc.contributor.author | Capuzzo, Denise de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T00:03:20Z | - |
dc.date.available | 2025-07-24T00:03:20Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Débora Guedes Leandro de; CAPUZZO, Denise de Barros. Principais Abordagens de ensino na educação de surdos. Mosaico: Revista Multidisciplinar de Humanidades, Vassouras, v. 14, n. 1, p. 81-88, jan./ abr. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178227X | - |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3318 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem a finalidade de aprimorar o conhecimento sobre as principais abordagens de ensino na educação de surdos. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica, apresentando o resumo de técnicas didáticas pedagógicas já experienciadas com alunos surdos. Os resultados indicam que a educação de surdos é objeto de estudo há séculos, de maneira que é possível apontar diversas abordagens pedagógicas elencadas no contexto histórico. Sendo estas: o ensino por meio de sinais, experimentado por Abade de L'Epee (em 1760) que promoveu aos surdos o aprendizado de conteúdos escolares e se tornou referência mundial na escolarização dos mesmos; o oralismo implantado obrigatoriamente a partir de 1880, propondo a reabilitação de alunos surdos estritamente por meio da fala, tendo como consequência a exclusão social e rebaixamento no desenvolvimento cognitivo do aluno; a comunicação total que utilizou diversos meios para a comunicabilidade, porém se mostrou insuficiente para a aprendizagem dos surdos, devido a ausência de estruturação lógica que limitou o desenvolvimento intelectual do educando; o bilinguismo, que propõe um ensino baseado na língua de sinais e secundariamente ensina a língua oficial do país, permitindo assim a organização cognitiva do educando; foi apresentada também a pedagogia surda que defende um ensino exclusivamente desenvolvido por professores surdos, valoriza a cultura visual, mas, pouco submete os alunos surdos a língua majoritária de seu país. O trabalho em pauta possibilita uma visão panorâmica e a análise de meios que contribuem na educação de alunos surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Mosaico | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Principais abordagens de ensino na educação de surdos | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.publisher.other | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva |
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