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Título: Regimes de historicidade : como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história
Título(s) alternativo(s): O tecelão dos tempos : novas ensaios da teoria da História
Autor(es): Albuquerque Junior, Durval Muniz de
Palavras-chave: Regimes de Historicidade
Ensino de História
Data do documento: 2019
Editor: Intermeios
Referência: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. O tecelão dos tempos: novas ensaios da teoria da História. São Paulo: Intermeios, 2019. cap. 11. p. 213-232.
Abstract: O capítulo "Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história" de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, explora a relação entre o ensino de história e a concepção de tempo. Utilizando a metáfora de "regimes de historicidade" como "dietas temporais", o autor argumenta que o professor de história deve nutrir os alunos com diferentes experiências de tempo, desnaturalizando a linearidade e promovendo a vivência da alteridade. O objetivo é formar sujeitos capazes de lidar com a diversidade e a descontinuidade, saindo de suas certezas e confrontando-se com outras temporalidades. O ensino deve ser um ato de "marcar" o aluno, não apenas com conteúdo, mas com emoções e afetos, expondo feridas e traumas do passado para construir uma sensibilidade crítica e combater a insensibilidade social
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3269
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - História



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