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dc.contributor.authorAlbuquerque Junior, Durval Muniz de-
dc.date.accessioned2025-05-30T19:00:20Z-
dc.date.available2025-05-30T19:00:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. O tecelão dos tempos: novas ensaios da teoria da História. São Paulo: Intermeios, 2019. cap. 11. p. 213-232.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3269-
dc.description.abstractO capítulo "Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história" de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, explora a relação entre o ensino de história e a concepção de tempo. Utilizando a metáfora de "regimes de historicidade" como "dietas temporais", o autor argumenta que o professor de história deve nutrir os alunos com diferentes experiências de tempo, desnaturalizando a linearidade e promovendo a vivência da alteridade. O objetivo é formar sujeitos capazes de lidar com a diversidade e a descontinuidade, saindo de suas certezas e confrontando-se com outras temporalidades. O ensino deve ser um ato de "marcar" o aluno, não apenas com conteúdo, mas com emoções e afetos, expondo feridas e traumas do passado para construir uma sensibilidade crítica e combater a insensibilidade socialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIntermeiospt_BR
dc.subjectRegimes de Historicidadept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleRegimes de historicidade : como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeO tecelão dos tempos : novas ensaios da teoria da Históriapt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - História



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