Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3191
Title: | Políticas educacionais no Brasil : desafios e propostas |
Authors: | Fávero, Osmar Horta, José Silverio Baia Frigotto, Gaudêncio |
Keywords: | Política educacional Educação |
Issue Date: | Nov-1992 |
Publisher: | Cadernos de pesquisa - fundação Carlos Chagas |
Citation: | FÁVERO, Osmar; HORTA, José Silvério Baia; FRIGOTTO, Gaudêncio. Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas. Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 83, p. 1-14, nov. 1992. |
Abstract: | Após breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articu-lar-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileira |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3191 |
ISSN: | 19805314 |
Appears in Collections: | MA - Artigo de Revista - Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FAVÉRO_HORTA_FRIGOTTO. Politica educacional. p. 5-14. Acessível.doc Restricted Access | 95 kB | Microsoft Word | View/Open | |
FAVÉRO_HORTA_FRIGOTTO. Politica educacional. p. 5-14. Acessível.htm Restricted Access | 133,79 kB | HTML | View/Open | |
FAVÉRO_HORTA_FRIGOTTO. Politica educacional. p. 5-14. Acessível.pdf Restricted Access | 557,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.