Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3191
Título: Políticas educacionais no Brasil : desafios e propostas
Autor(es): Fávero, Osmar
Horta, José Silverio Baia
Frigotto, Gaudêncio
Palavras-chave: Política educacional
Educação
Data do documento: Nov-1992
Editor: Cadernos de pesquisa - fundação Carlos Chagas
Referência: FÁVERO, Osmar; HORTA, José Silvério Baia; FRIGOTTO, Gaudêncio. Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas. Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 83, p. 1-14, nov. 1992.
Abstract: Após breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articu-lar-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileira
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3191
ISSN: 19805314
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Ciências Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.