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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFávero, Osmar-
dc.contributor.authorHorta, José Silverio Baia-
dc.contributor.authorFrigotto, Gaudêncio-
dc.date.accessioned2025-01-30T22:20:29Z-
dc.date.available2025-01-30T22:20:29Z-
dc.date.issued1992-11-
dc.identifier.citationFÁVERO, Osmar; HORTA, José Silvério Baia; FRIGOTTO, Gaudêncio. Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas. Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 83, p. 1-14, nov. 1992.pt_BR
dc.identifier.issn19805314-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3191-
dc.description.abstractApós breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articu-lar-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileirapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos de pesquisa - fundação Carlos Chagaspt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas educacionais no Brasil : desafios e propostaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
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