Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/1/269
Title: Identidade : questões contextuais e teórico-metodológicas
Authors: Carvalho, Maria Vilani Cosme de
Keywords: Educação - Professores;Identidade - Psicologia;Prática de ensino
Issue Date: 2011
Publisher: CRV
Citation: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas. Curitiba: CRV, 2011.
Abstract: Este livro sistematiza estudos sobre questões contextuais e teórico-metodológicas relativas ao tema “identidade social” e as disponibiliza aos interessados. De modo geral, os diversos artigos que compõem este livro tratam a identidade como processo de construção do eu ou do grupo social, mas também como categoria teórica que explica e expressa muito bem o caráter social, histórico, dinâmico e transformador do homem. É mediante a compreensão da identidade como categoria teórica de análise do impacto das transformações da vida objetiva na vida subjetiva que os autores especulam os diferentes processos de constituição da identidade pessoal, profissional, étnica e de gênero do jovem do campo, de grupos marginalizados, da pessoa com deficiência, de alunos do ensino médio noturno, do aluno adolescente, do professor, do supervisor escolar, entre outros. A discussão empreendida acerca dos processos identitários evidencia a contradição, a transformação, a totalidade e o movimento que constituem processos como o da identidade social. Em síntese, o livro reúne estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições de ensino sobre a identidade pessoal e/ou coletiva, abordando-a como questão social e política, considerando o emprego das narrativas e/ou análise do discurso como procedimentos metodológicos, de modo a compreendê-la como processo, como algo concreto, que vai se formando, conservando-se e transformando-se tendo como base as múltiplas determinações sociais, históricas e culturais que a constituem.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/269
ISBN: 9788580421613
Local: Curitiba
Appears in Collections:MA - Livros - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA. Identidade um enigma indecifravel. cap. 1, p. 47-58.pdf253,37 kBAdobe PDFView/Open
FERREIRA. Identidade um enigma indecifravel. cap. 1, p. 47-58.htm111,54 kBHTMLView/Open
CARVALHO. O sintagma identidade metamorfose. cap. 2. p. 59-70.pdf278,7 kBAdobe PDFView/Open
CARVALHO. O sintagma identidade metamorfose. cap. 2. p. 59-70.htm79,45 kBHTMLView/Open
CABRAL. Perspectivando sentido para a pedagogia. cap. 3. p. 71-85.pdf304,98 kBAdobe PDFView/Open
CABRAL. Perspectivando sentido para a pedagogia. cap. 3. p. 71-85.htm107,31 kBHTMLView/Open
BRITO. Pesquisa narrativa no contexto. cap. 4. p. 87-97.pdf249,02 kBAdobe PDFView/Open
BRITO. Pesquisa narrativa no contexto. cap. 4. p. 87-97.htm116,25 kBHTMLView/Open
FERNANDES. A narrativa no contexto investigação. cap. 5. p. 99-114.pdf306,4 kBAdobe PDFView/Open
FERNANDES. A narrativa no contexto investigação. cap. 5. p. 99-114.htm123,23 kBHTMLView/Open
MAGALHÃES. Identidades e formação do pedagogo. cap. 7. p. 139-153.pdf317,64 kBAdobe PDFView/Open
MAGALHÃES. Identidades e formação do pedagogo. cap. 7. p. 139-153.htm147,49 kBHTMLView/Open
LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.pdf391,7 kBAdobe PDFView/Open
LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.htm189,66 kBHTMLView/Open
FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.pdf357,12 kBAdobe PDFView/Open
FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.htm200,32 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.