Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/269
Title: Identidade : questões contextuais e teórico-metodológicas
Authors: Carvalho, Maria Vilani Cosme de
Keywords: Educação - Professores
Identidade - Psicologia
Prática de ensino
Issue Date: 2011
Publisher: CRV
Citation: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas. Curitiba: CRV, 2011.
Abstract: Este livro sistematiza estudos sobre questões contextuais e teórico-metodológicas relativas ao tema “identidade social” e as disponibiliza aos interessados. De modo geral, os diversos artigos que compõem este livro tratam a identidade como processo de construção do eu ou do grupo social, mas também como categoria teórica que explica e expressa muito bem o caráter social, histórico, dinâmico e transformador do homem. É mediante a compreensão da identidade como categoria teórica de análise do impacto das transformações da vida objetiva na vida subjetiva que os autores especulam os diferentes processos de constituição da identidade pessoal, profissional, étnica e de gênero do jovem do campo, de grupos marginalizados, da pessoa com deficiência, de alunos do ensino médio noturno, do aluno adolescente, do professor, do supervisor escolar, entre outros. A discussão empreendida acerca dos processos identitários evidencia a contradição, a transformação, a totalidade e o movimento que constituem processos como o da identidade social. Em síntese, o livro reúne estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições de ensino sobre a identidade pessoal e/ou coletiva, abordando-a como questão social e política, considerando o emprego das narrativas e/ou análise do discurso como procedimentos metodológicos, de modo a compreendê-la como processo, como algo concreto, que vai se formando, conservando-se e transformando-se tendo como base as múltiplas determinações sociais, históricas e culturais que a constituem.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/269
ISBN: 9788580421613
Appears in Collections:MA - Livros - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA. Identidade um enigma indecifravel. cap. 1, p. 47-58.pdf
Restricted Access
253,37 kBAdobe PDFView/Open
FERREIRA. Identidade um enigma indecifravel. cap. 1, p. 47-58.htm
Restricted Access
111,54 kBHTMLView/Open
CARVALHO. O sintagma identidade metamorfose. cap. 2. p. 59-70.pdf
Restricted Access
278,7 kBAdobe PDFView/Open
CARVALHO. O sintagma identidade metamorfose. cap. 2. p. 59-70.htm
Restricted Access
79,45 kBHTMLView/Open
CABRAL. Perspectivando sentido para a pedagogia. cap. 3. p. 71-85.pdf
Restricted Access
304,98 kBAdobe PDFView/Open
CABRAL. Perspectivando sentido para a pedagogia. cap. 3. p. 71-85.htm
Restricted Access
107,31 kBHTMLView/Open
BRITO. Pesquisa narrativa no contexto. cap. 4. p. 87-97.pdf
Restricted Access
249,02 kBAdobe PDFView/Open
BRITO. Pesquisa narrativa no contexto. cap. 4. p. 87-97.htm
Restricted Access
116,25 kBHTMLView/Open
FERNANDES. A narrativa no contexto investigação. cap. 5. p. 99-114.pdf
Restricted Access
306,4 kBAdobe PDFView/Open
FERNANDES. A narrativa no contexto investigação. cap. 5. p. 99-114.htm
Restricted Access
123,23 kBHTMLView/Open
MAGALHÃES. Identidades e formação do pedagogo. cap. 7. p. 139-153.pdf
Restricted Access
317,64 kBAdobe PDFView/Open
MAGALHÃES. Identidades e formação do pedagogo. cap. 7. p. 139-153.htm
Restricted Access
147,49 kBHTMLView/Open
LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.pdf
Restricted Access
391,7 kBAdobe PDFView/Open
LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.htm
Restricted Access
189,66 kBHTMLView/Open
FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.pdf
Restricted Access
357,12 kBAdobe PDFView/Open
FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.htm
Restricted Access
200,32 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.