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Título: Identidade : questões contextuais e teórico-metodológicas
Autor(es): Carvalho, Maria Vilani Cosme de
Palavras-chave: Educação - Professores
Identidade - Psicologia
Prática de ensino
Data do documento: 2011
Editor: CRV
Referência: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas. Curitiba: CRV, 2011.
Abstract: Este livro sistematiza estudos sobre questões contextuais e teórico-metodológicas relativas ao tema “identidade social” e as disponibiliza aos interessados. De modo geral, os diversos artigos que compõem este livro tratam a identidade como processo de construção do eu ou do grupo social, mas também como categoria teórica que explica e expressa muito bem o caráter social, histórico, dinâmico e transformador do homem. É mediante a compreensão da identidade como categoria teórica de análise do impacto das transformações da vida objetiva na vida subjetiva que os autores especulam os diferentes processos de constituição da identidade pessoal, profissional, étnica e de gênero do jovem do campo, de grupos marginalizados, da pessoa com deficiência, de alunos do ensino médio noturno, do aluno adolescente, do professor, do supervisor escolar, entre outros. A discussão empreendida acerca dos processos identitários evidencia a contradição, a transformação, a totalidade e o movimento que constituem processos como o da identidade social. Em síntese, o livro reúne estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições de ensino sobre a identidade pessoal e/ou coletiva, abordando-a como questão social e política, considerando o emprego das narrativas e/ou análise do discurso como procedimentos metodológicos, de modo a compreendê-la como processo, como algo concreto, que vai se formando, conservando-se e transformando-se tendo como base as múltiplas determinações sociais, históricas e culturais que a constituem.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/269
ISBN: 9788580421613
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LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.pdf
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FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.pdf
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