Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Vilani Cosme de-
dc.date.accessioned2015-04-16T17:44:53Z-
dc.date.available2015-04-16T17:44:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Vilani Cosme de (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas. Curitiba: CRV, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn9788580421613-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/269-
dc.description.abstractEste livro sistematiza estudos sobre questões contextuais e teórico-metodológicas relativas ao tema “identidade social” e as disponibiliza aos interessados. De modo geral, os diversos artigos que compõem este livro tratam a identidade como processo de construção do eu ou do grupo social, mas também como categoria teórica que explica e expressa muito bem o caráter social, histórico, dinâmico e transformador do homem. É mediante a compreensão da identidade como categoria teórica de análise do impacto das transformações da vida objetiva na vida subjetiva que os autores especulam os diferentes processos de constituição da identidade pessoal, profissional, étnica e de gênero do jovem do campo, de grupos marginalizados, da pessoa com deficiência, de alunos do ensino médio noturno, do aluno adolescente, do professor, do supervisor escolar, entre outros. A discussão empreendida acerca dos processos identitários evidencia a contradição, a transformação, a totalidade e o movimento que constituem processos como o da identidade social. Em síntese, o livro reúne estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições de ensino sobre a identidade pessoal e/ou coletiva, abordando-a como questão social e política, considerando o emprego das narrativas e/ou análise do discurso como procedimentos metodológicos, de modo a compreendê-la como processo, como algo concreto, que vai se formando, conservando-se e transformando-se tendo como base as múltiplas determinações sociais, históricas e culturais que a constituem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCRV-
dc.rightsrestrict accesspt_BR
dc.subjectEducação - Professorespt_BR
dc.subjectIdentidade - Psicologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleIdentidade : questões contextuais e teórico-metodológicaspt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.publisher.otherCuritiba-
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA. Identidade um enigma indecifravel. cap. 1, p. 47-58.pdf
Acesso restrito
253,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FERREIRA. Identidade um enigma indecifravel. cap. 1, p. 47-58.htm
Acesso restrito
111,54 kBHTMLVisualizar/Abrir
CARVALHO. O sintagma identidade metamorfose. cap. 2. p. 59-70.pdf
Acesso restrito
278,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CARVALHO. O sintagma identidade metamorfose. cap. 2. p. 59-70.htm
Acesso restrito
79,45 kBHTMLVisualizar/Abrir
CABRAL. Perspectivando sentido para a pedagogia. cap. 3. p. 71-85.pdf
Acesso restrito
304,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CABRAL. Perspectivando sentido para a pedagogia. cap. 3. p. 71-85.htm
Acesso restrito
107,31 kBHTMLVisualizar/Abrir
BRITO. Pesquisa narrativa no contexto. cap. 4. p. 87-97.pdf
Acesso restrito
249,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
BRITO. Pesquisa narrativa no contexto. cap. 4. p. 87-97.htm
Acesso restrito
116,25 kBHTMLVisualizar/Abrir
FERNANDES. A narrativa no contexto investigação. cap. 5. p. 99-114.pdf
Acesso restrito
306,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FERNANDES. A narrativa no contexto investigação. cap. 5. p. 99-114.htm
Acesso restrito
123,23 kBHTMLVisualizar/Abrir
MAGALHÃES. Identidades e formação do pedagogo. cap. 7. p. 139-153.pdf
Acesso restrito
317,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MAGALHÃES. Identidades e formação do pedagogo. cap. 7. p. 139-153.htm
Acesso restrito
147,49 kBHTMLVisualizar/Abrir
LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.pdf
Acesso restrito
391,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LEAL. Inclusão e formação da identidade. cap. 8. p. 155-175.htm
Acesso restrito
189,66 kBHTMLVisualizar/Abrir
FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.pdf
Acesso restrito
357,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FORTES. A constituição da identidade do professor. cap. 9. p. 177-199.htm
Acesso restrito
200,32 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.