Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/232
Title: A linguagem dos conjuntos no ensino de matemática: um estudo de caso em uma escola primária
Authors: Arruda, Joseane Pinto de
Flores, Cláudia Regina
Keywords: Pedagogia - Escola primária
Ensino de matemática
Issue Date: Apr-2010
Citation: ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Cláudia Regina. A linguagem dos conjuntos no ensino de matemática: um estudo de caso em uma escola primária. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 35, p. 405 - 423, abr. 2010.
Abstract: A questão da linguagem dos conjuntos serviu como meio articulador de uma nova racionalidade matemática à época do Movimento da Matemática Moderna. Fazendo-se um recorte nesse tema, analisamos, aqui, a linguagem representacional da matemática no ensino primário. O lugar de investigação é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e o instrumento analisado foi o primeiro plano de ensino aplicado por essa escola. Das análises feitas nesse plano observa-se que as orientações da matemática moderna estão presentes para o ensino primário, embora tardiamente ao movimento internacional. Particularmente, a teoria dos conjuntos funciona como meio e suporte de ensino e de aprendizagem, contribuindo para a manutenção do ideário da matemática moderna. Este estudo permite problematizar uma história de marcas, vestígios, traços de uma nova matemática vinculada ao ensino e às formas de aprender que, hoje, se apresenta tão bem embaralhada em códigos e sinais convencionados que se tornaram naturalizados no ensino dessa disciplina.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/232
Appears in Collections:MA - Artigos de Revistas - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010Art.Rev_A linguagem dos conjuntos _Joseane de Arruda Pinto.pdf
Restricted Access
406,11 kBAdobe PDFView/Open
2010Art.Rev_A linguagem dos conjuntos _Joseane de Arruda Pinto.doc
Restricted Access
414 kBMicrosoft WordView/Open
2010Art.Rev_A linguagem dos conjuntos _Joseane de Arruda Pinto.htm
Restricted Access
122,25 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.