Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArruda, Joseane Pinto de-
dc.contributor.authorFlores, Cláudia Regina-
dc.date.accessioned2015-03-05T21:22:57Z-
dc.date.available2015-03-05T21:22:57Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.citationARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Cláudia Regina. A linguagem dos conjuntos no ensino de matemática: um estudo de caso em uma escola primária. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 35, p. 405 - 423, abr. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/232-
dc.description.abstractA questão da linguagem dos conjuntos serviu como meio articulador de uma nova racionalidade matemática à época do Movimento da Matemática Moderna. Fazendo-se um recorte nesse tema, analisamos, aqui, a linguagem representacional da matemática no ensino primário. O lugar de investigação é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e o instrumento analisado foi o primeiro plano de ensino aplicado por essa escola. Das análises feitas nesse plano observa-se que as orientações da matemática moderna estão presentes para o ensino primário, embora tardiamente ao movimento internacional. Particularmente, a teoria dos conjuntos funciona como meio e suporte de ensino e de aprendizagem, contribuindo para a manutenção do ideário da matemática moderna. Este estudo permite problematizar uma história de marcas, vestígios, traços de uma nova matemática vinculada ao ensino e às formas de aprender que, hoje, se apresenta tão bem embaralhada em códigos e sinais convencionados que se tornaram naturalizados no ensino dessa disciplina.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsrestrict accesspt_BR
dc.subjectPedagogia - Escola primáriapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleA linguagem dos conjuntos no ensino de matemática: um estudo de caso em uma escola primáriapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.publisher.otherRio Claro, SPpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010Art.Rev_A linguagem dos conjuntos _Joseane de Arruda Pinto.pdf
Acesso restrito
406,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2010Art.Rev_A linguagem dos conjuntos _Joseane de Arruda Pinto.doc
Acesso restrito
414 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
2010Art.Rev_A linguagem dos conjuntos _Joseane de Arruda Pinto.htm
Acesso restrito
122,25 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.