Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/1/18
Title: Nove teses para uma reflexão sobre a valorização da fala no ensino de língua : a propósito dos parâmetros curriculares no ensino de língua portuguesa de 1ª a 4ª série do 1º grau menor
Authors: Marcushi, Luiz Antônio
Keywords: Ensino - Língua portuguesa;Variação línguistica;Ensino - 1° Grau
Issue Date: May-2008
Citation: MARCUSHI, Luiz Antônio. Nove teses para uma reflexão sobre a valorização da fala no ensino de língua: a propósito dos "parâmetros curriculares no ensino de língua portuguesa de 1ª a 4ª série do 1º grau menor”. Revista da Anpoll, n. 4, p.137 - 152, maio 2008. Disponível em: <http://www.anpoll.org.br/revista/index.php/rev/search/titles?searchPage=17>. Acesso em: 18 abr. 2012.
Abstract: De caráter essencialmente programático, este ensaio apresenta nove teses que visam a oferecer subsídios para um debate sobre os critérios norteadores do ensino de Língua Portuguesa no 1° Grau. Foge à normatividade e sugere maior atenção para com os fatos da língua falada, considerando em especial a questão da variação linguística. Norteia o ensaio a ideia de que o ensino deve dar-se na norma padrão da língua, mas não deve ensinar a norma oral culta. Central é a tese de que a escola deve ocupar-se com o ensino da escrita, mas não tem por que se descuidar da oral idade. Abre um debate sobre a questão da orientação a ser dada ao ensino de língua materna e mostra-se cético quanto à possibilidade de um ensino sem atenção para as peculiaridades de cada contexto de uso da língua.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/18
Appears in Collections:MA - Artigos de Revistas - Educação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.