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dc.contributor.authorMarcushi, Luiz Antônio-
dc.date.accessioned2012-05-02T14:58:01Z-
dc.date.available2012-05-02T14:58:01Z-
dc.date.issued2008-05-
dc.identifier.citationMARCUSHI, Luiz Antônio. Nove teses para uma reflexão sobre a valorização da fala no ensino de língua: a propósito dos "parâmetros curriculares no ensino de língua portuguesa de 1ª a 4ª série do 1º grau menor”. Revista da Anpoll, n. 4, p.137 - 152, maio 2008. Disponível em: <http://www.anpoll.org.br/revista/index.php/rev/search/titles?searchPage=17>. Acesso em: 18 abr. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/18-
dc.description.abstractDe caráter essencialmente programático, este ensaio apresenta nove teses que visam a oferecer subsídios para um debate sobre os critérios norteadores do ensino de Língua Portuguesa no 1° Grau. Foge à normatividade e sugere maior atenção para com os fatos da língua falada, considerando em especial a questão da variação linguística. Norteia o ensaio a ideia de que o ensino deve dar-se na norma padrão da língua, mas não deve ensinar a norma oral culta. Central é a tese de que a escola deve ocupar-se com o ensino da escrita, mas não tem por que se descuidar da oral idade. Abre um debate sobre a questão da orientação a ser dada ao ensino de língua materna e mostra-se cético quanto à possibilidade de um ensino sem atenção para as peculiaridades de cada contexto de uso da língua.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsrestrict accesspt_BR
dc.subjectEnsino - Língua portuguesapt_BR
dc.subjectVariação línguisticapt_BR
dc.subjectEnsino - 1° Graupt_BR
dc.titleNove teses para uma reflexão sobre a valorização da fala no ensino de língua : a propósito dos parâmetros curriculares no ensino de língua portuguesa de 1ª a 4ª série do 1º grau menorpt_BR
dc.typearticlept_BR
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