Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/916
Título: Planejamento docente na aula de história : princípios e procedimentos teórico-metodológicos
Autor(es): Azevedo, Crislane Barbosa de
Palavras-chave: História - Periódico
História - Educação
Data do documento: Jun-2013
Editor: Revista Metáfora Educacional
Referência: AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Planejamento docente na aula de história: princípios e procedimentos teórico-metodológicos. In: Revista Metáfora Educacional, n. 14 (jan. - jun. 2013), Feira de Santana, BA (Brasil), jun./2013. p. 3-28. Disponível em: <http://www.valdeci.bio.br/revista.html>. Acesso em: 29 maio 2018.
Abstract: Refletir sobre planejamento de ensino é pensar na dimensão pedagógica da prática docente. O ponto de partida deste trabalho deveu-se à identificação de dificuldades de graduandos em História quanto ao exercício de planejamento de aulas ou de unidades de ensino ao chegar aos estágios supervisionados. Assim, neste estudo explicitamos o significado e as finalidades do planejamento na aula de História, apresentamos diferentes formatos de planejamento e, de forma específica, explicamos os requisitos necessários para a elaboração de um planejamento de aula. Não existe um modelo único ou inflexível de planejamento a ser seguido e existem diferentes abordagens para o assunto. Apesar da diversidade de tipos de planejamentos é necessário que se considere as especificidades da História. As ações ocorridas no meio escolar sofrem efeitos de influências econômicas, políticas e culturais. Dessa forma, o planejamento em História é recheado de implicações sociais e possui um significado político, refletindo igualmente as opções pedagógicas e historiográficas do docente.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/916
ISSN: 1809-2705
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO.planejamento docente na aula.htm
Acesso restrito
560,35 kBHTMLVisualizar/Abrir
AZEVEDO.planejamento docente na aula.pdf
Acesso restrito
489,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AZEVEDO.Planejamento docente.doc
Acesso restrito
181,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.