Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/896
Título: O milho das comidas típicas juninas : uma sequência para a contextualização sociocultural no ensino de química
Autor(es): Rodrigues, Jéssyca Brena Soares
Santos, Patrícia Maria de Moura
Lima, Rozeane Santos
Saldanha, Teresa Cristina Bruna
Weber, Karen Cacilda
Palavras-chave: Ensino de química
Data do documento: 2017
Editor: Química nova escola
Referência: RODRIGUES, Jéssyca Brena Soares; SANTOS, Patrícia Maria de Moura; LIMA, Rozeane Santos; SALDANHA, Teresa Cristina Bruna; WEBER, Karen Cacilda. O milho das comidas típicas juninas: uma sequência para a contextualização sociocultural no ensino de Química, Quím. nova escola, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 179-185, maio. 2017.
Abstract: Este trabalho apresenta uma sequência didática que aproxima conceitos químicos da realidade dos estudantes numa perspectiva de contextualização sociocultural, estruturada na dinâmica dos momentos pedagógicos. A sequência didática tem como tema central o milho, ingrediente principal das comidas típicas das festas juninas, manifestação cultural de grande importância em nosso país. As discussões acerca do tema seguiram três eixos norteadores (produção, uso e aspectos nutricionais do milho), enquanto os conteúdos químicos de pressão e temperatura, funções orgânicas e moléculas de interesse biológico foram trabalhados de forma integrada com os temas transversais saúde e agricultura. A aplicação desta sequência didática em uma turma de segundo ano do Ensino Médio demonstrou que a abordagem dos conteúdos de forma dialogada estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural dos estudantes envolvidos.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/896
ISSN: 0104-8899
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES. o milho das comidas tipicas.htm
Acesso restrito
213,34 kBHTMLVisualizar/Abrir
RODRIGUES. o milho das comidas tipicas.pdf
Acesso restrito
592,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.