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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Jéssyca Brena Soares-
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Maria de Moura-
dc.contributor.authorLima, Rozeane Santos-
dc.contributor.authorSaldanha, Teresa Cristina Bruna-
dc.contributor.authorWeber, Karen Cacilda-
dc.date.accessioned2018-06-28T16:38:25Z-
dc.date.available2018-06-28T16:38:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jéssyca Brena Soares; SANTOS, Patrícia Maria de Moura; LIMA, Rozeane Santos; SALDANHA, Teresa Cristina Bruna; WEBER, Karen Cacilda. O milho das comidas típicas juninas: uma sequência para a contextualização sociocultural no ensino de Química, Quím. nova escola, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 179-185, maio. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn0104-8899-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/123456789/896-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma sequência didática que aproxima conceitos químicos da realidade dos estudantes numa perspectiva de contextualização sociocultural, estruturada na dinâmica dos momentos pedagógicos. A sequência didática tem como tema central o milho, ingrediente principal das comidas típicas das festas juninas, manifestação cultural de grande importância em nosso país. As discussões acerca do tema seguiram três eixos norteadores (produção, uso e aspectos nutricionais do milho), enquanto os conteúdos químicos de pressão e temperatura, funções orgânicas e moléculas de interesse biológico foram trabalhados de forma integrada com os temas transversais saúde e agricultura. A aplicação desta sequência didática em uma turma de segundo ano do Ensino Médio demonstrou que a abordagem dos conteúdos de forma dialogada estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural dos estudantes envolvidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherQuímica nova escolapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleO milho das comidas típicas juninas : uma sequência para a contextualização sociocultural no ensino de químicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherSão Paulopt_BR
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