Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/771
Título: Os labirintos percorridos por um aluno Asperger
Autor(es): Araújo, Breno D. R. C
Palavras-chave: Crianças autistas - Educação
Síndrome de Asperger
Data do documento: 2015
Editor: Scortecci
Referência: ARAÚJO, Breno D. R. C. Os labirintos percorridos por um aluno Asperger: do ensino infantil ao superior. São Paulo: Scortecci, 2015. 132 p. ISBN: 9788536641119
Abstract: As pessoas com autismo de grau leve correspondem à classificação da Síndrome de Asperger. A idiossincrasia nas habilidades sociais e de comunicação é o calcanhar de Aquiles desses indivíduos. Eles percebem e sentem as consequências de suas diferenças, mas não entendem o porquê e precisam aprender, ao longo de toda vida, sobre as atividades sociais, de autoestima e autoconfiança, para melhorar sua competência social e viver com melhor qualidade de vida. Esses estudantes também apresentam necessidades educacionais especiais diferentes de uma incapacidade intelectual. O processo educacional para alunos com Asperger não é fácil. O ensino infantil, particularmente, desempenha papel fundamental no que concerne a estimulação da linguagem e interação social, áreas mais prejudicadas nesse público. O processo de ensino e aprendizagem também representa enorme desafio para os pais e professores em virtude das características comportamentais se acentuarem e poderem se agravar com o avanço da idade, no caso dos autistas com maior gravidade, impedindo-os de continuar o convívio na comunidade escolar, motivo que dificulta o acesso aos níveis de ensino profissional e superior, sendo raros os casos de sucesso. Nesta obra, Breno narra seu percurso acadêmico e todas suas dificuldades com o sentimento de ter percorrido um labirinto marcado por desafios e vitórias em que a família teve um papel fundamental. Sua história pode ser considerada de sucesso e inspiradora para famílias e professores.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/771
ISBN: 9788536641119
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.