Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/123456789/763
Title: A história e a constituição da psicanálise : introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana.
Authors: Carloni, Paola
Keywords: Educação - Conceitos freudianos;Psicanálise - História
Issue Date: 2011
Publisher: Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia,
Citation: CARLONI, Paola. A história e a constituição da psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, Goiânia, v.1, n.1, p.1-12, 2011.
Abstract: A construção da Psicanálise se relaciona com a própria história de Freud. O autor percebeu em elementos a sua volta as bases para teorizar sobre o ser humano e o sofrimento psíquico, que resultaram na Psicanálise. Sigmund Freud tentou entender a gênese da histeria e se esbarrou na sexualidade humana e a partir disso criou o conceito de inconsciente, derivando daí formulações importantes, como as duas tópicas que explicam a constitução do aparelho psíquico humano, o conceito de libido, o Complexo de Édipo e a teoria da incompletude. Esses importantes constructos freudianos são a base deste artigo que, por meio de uma revisão bibliografica, pretende dar subsidios para aqueles que iniciam os estudos desta teoria, que revolucionou o pensamento sobre o ser humano no século XX. Para isso, pretende-se compreender a história de surgimento da psicanalise e seus principais conceitos que são fundamentais para os cursos de bacharelado e licenciatura que tenham a Psicologia em sua grade curricular.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/763
ISSN: 2236-8779
Local: Goiânia
Appears in Collections:MA - Artigos de Revistas - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLONI. A historia e a constituicao.pdf348,67 kBAdobe PDFView/Open
CARLONI. A historia e a constituicao.htm67,13 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.