Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/704
Título: A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais
Título(s) alternativo(s): algumas considerações acerca do diário de campo
Autor(es): Lima, Telma Cristiane Sasso de
Mioto, Regina Célia Tamaso
Prá, Keli Regina Dal
Palavras-chave: Assistente social
Diário de campo
Data do documento: Jan-2007
Editor: Revista Textos & Contextos
Referência: LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso; PRÀ, Keli Regina Dal. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. In:______. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 6 n. 1 p. 93-104. jan./jun. 2007.
Abstract: Este artigo chama a atenção para a importância da documentação no cotidiano da intervenção profissional e destaca o registro em diário de campo das ações profissionais. Assume-se como pressuposto que a documentação é fundamental no processo de obtenção e análise de dados, pois permite a sistematização da intervenção desenvolvida pelos Assistentes Sociais e estudantes tanto nos processos investigativos sobre a realidade social, os sujeitos e o processo de intervenção profissional, quanto de marcos orientadores para as suas ações quando articuladas em diferentes processos de intervenção. Apesar disso, observa-se que a documentação como um instrumento que permite qualificar as ações profissionais é pouco explorada pelos Assistentes Sociais, sobretudo em se tratando do diário de campo cuja utilização tem ficado restrita às descrições, observações pontuais e a meros agendamentos de tarefas cotidianas. Insiste-se, portanto, na importância das análises e/ou diagnósticos sobre a realidade social e as demandas singulares da população atendida, dando visibilidade às formas de planejar e executar as ações profissionais, de modo a identificar os limites e as possibilidades contidos no processo de atendimento às demandas. Por fim, considera-se a documentação como elemento constitutivo da ação profissional porque pode incidir positivamente nos processos de planejamento e avaliação no sentindo de facilitar a sua realização. O diário de campo, mais do que apenas guardar informações, pode conter reflexões cotidianas que, quando relidas teoricamente, são portadoras de avanços tanto no âmbito da intervenção, quanto da teoria.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/704
ISSN: 1677-9509
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA. MIOTO. A documentacao.doc
Acesso restrito
59,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
LIMA. MIOTO. A documentacao.pdf
Acesso restrito
275,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LIMA. MIOTO. A documentacao.htm
Acesso restrito
74,42 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.