Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/689
Título: Estudos de revisão sistemática : um guia para síntese criteriosa da evidência científica
Autor(es): Sampaio, Rosana Ferreira
Mancini, Marisa Cotta
Palavras-chave: Revisão sistemática
Síntese da literatura
Data do documento: 2007
Editor: Revista Brasileira de Fisioterapia
Referência: SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, v. 11, n.1, p.83-89, jan./fev. 2007.
Abstract: Introdução: Agregar evidências de pesquisa para guiar a prática clínica é uma das principais razões para se desenvolverem estudos que sintetizam a literatura, mas não é a única. As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área. Métodos: Uma revisão sistemática requer uma pergunta clara, a definição de uma estratégia de busca, o estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão dos artigos e, acima de tudo, uma análise criteriosa da qualidade da literatura selecionada. O processo de desenvolvimento desse tipo de estudo de revisão inclui caracterizar cada estudo selecionado, avaliar a qualidade deles, identificar conceitos importantes, comparar as análises estatísticas apresentadas e concluir sobre o que a literatura informa em relação a determinada intervenção, apontando ainda problemas/questões que necessitam de novos estudos. Um trabalho de revisão sistemática segue a estrutura de um artigo original. Conclusão: Boas revisões sistemáticas são recursos importantes ante o crescimento acelerado da informação científica. Esses estudos ajudam a sintetizar a evidência disponível na literatura sobre uma intervenção, podendo auxiliar profissionais clínicos e pesquisadores no seu cotidiano de trabalho.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/689
ISSN: 1809-9246
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMPAIO. Estudos de Revisão Sistematica.acessivel.pdf
Acesso restrito
478,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SAMPAIO. Estudos de Revisão Sistematica.acessivel.htm
Acesso restrito
78,89 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.