Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/684
Título: Os impactos na vida dos cuidadores de criança com câncer : uma revisão de literatura
Autor(es): Araújo, Priscilla Cristhina Bezerra de
Palavras-chave: Criança
Neoplasia
Data do documento: 2013
Editor: Perspectivas en Psicologia
Referência: ARAÚJO, Priscilla Cristhina Bezerra de et.al. Os impactos na vida dos cuidadores de criança com câncer: uma revisão de literatura. Perspectivas en Psicologia, v.10, p. 1-9, nov. 2013.
Abstract: O diagnóstico de câncer infantil acarreta diversas interferências na vida da criança, assim como de seus cuidadores. É necessário enfrentar longos períodos de hospitalização, internações frequentes, além de uma terapêutica agressiva, o que ocasiona transformações na dinâmica familiar. Desse modo, este estudo objetivou investigar o que a literatura descreve sobre os principais impactos na vida dos cuidadores de criança com câncer. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos, compreendidas no período de 2005 a 2011, que descrevem aspectos relacionados ao impacto que vivenciam os cuidadores de crianças com câncer. Para tanto, foram utilizados os termos cuidadores, pais, criança, neoplasias e câncer nas bases de dados virtuais SciELO, LILACS e MEDLINE. As publicações foram pesquisadas nos idiomas inglês, espanhol e português, sendo encontrados 36 artigos. Como resultado foi possível identificar que os aspectos da vida dos cuidadores comumente afetados são: a vida social, o sono, o lazer, cuidado pessoal, a saúde, recursos financeiros, religiosidade e a vida familiar. Ademais, os sintomas de estresse associados ao papel do cuidador foram frequentemente abordados, especialmente logo após o diagnóstico, bem como indicadores de que a qualidade de vida sofre comprometimento significativo. Em suma, há uma necessidade de se oferecer uma maior atenção ao cuidador, a fim de proporcionar melhorias na qualidade de vida e, assim, minimizar os impactos ocasionados pelo cuidar de uma criança com câncer.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/684
ISSN: 1668-7175
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO. Os impactos na vida.acessivel.pdf
Acesso restrito
366,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARAUJO. Os impactos na vida.acessivel.htm
Acesso restrito
117,29 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.