Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/668
Título: Avaliação da presença da síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde no município de Aracaju, Sergipe, Brasil
Autor(es): Mota, Caroline Mascarenhas
Dosea, Giselle Santana
Nunes, Paula Santos
Palavras-chave: Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Data do documento: 2014
Editor: Ciência & saúde coletiva
Referência: MOTA, Caroline Mascarenhas; DOSEA, Giselle Santana; NUNES, Paula Santos. Avaliação da presença da síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde no município de Aracaju, Sergipe, Brasil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.19, n. 12, p. 4719-4726, 2014.
Abstract: O Programa de Agentes Comunitários de Saúde nasceu em 1991 com o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida da população, tendo como protagonistas os agentes comunitários de saúde. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a presença da Síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde de Aracaju (SE). A coleta de dados foi realizada com 222 agentes comunitários de saúde das 43 unidades de saúde da família de Aracaju. Os instrumentos da pesquisa foram: ficha de identificação produzida pelos autores para verificar a situação socioeconômica e ocupacional dos profissionais; questionários Job Stress Scale e Maslach Burnout Inventory. Os resultados mostraram que em relação à exposição ao estresse, 57,2% apresentam alta demanda psicológica e alto controle sobre o trabalho; 10,8% dos agentes comunitários de saúde demonstram moderada tendência à Síndrome de Burnout e 29,3% apresentam características equivalentes à doença. Essas características podem estar relacionadas à frustação relacionada à ineficácia da resolutividade dos problemas e ao grande envolvimento dos agentes comunitários de saúde com a sua comunidade. Diante disso, é necessário criar estratégias de intervenção que busquem a prevenção de problemas psicossociais presentes nesses profissionais da saúde.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/668
ISSN: 1413-8123
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOTA. Avaliaçao da presença da Sindromee.htm
Acesso restrito
316,99 kBHTMLVisualizar/Abrir
MOTA. Avaliaçao da presença da Sindromee.pdf
Acesso restrito
446,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.