Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/654
Título: A produção científica sobre a saúde do trabalhador de enfermagem
Autor(es): Valença, Cecília Nogueira
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Cotidiano
Data do documento: 2013
Editor: online
Referência: VALENÇA, Cecília Nogueira et al. A produção científica sobre a saúde do trabalhador de enfermagem. Revista de pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 52-60, nov. 2013. ISSN 2175-5361. Disponível em: <http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1615>. Acesso em: 14 Apr. 2016.
Abstract: Objetivo: Conhecer a produção científica sobre a saúde do trabalhador de enfermagem. Método: Revisão sistemática da literatura publicada no período de 2005 a 2010. Utilizou-se as bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO e o cruzamento dos descritores enfermagem e saúde do trabalhador. Foram selecionados 21 estudos. Resultados: A maior parte das publicações sobre a saúde do trabalhador de enfermagem discute sobre biossegurança, exposição a riscos biológicos, estresse ocupacional e suas medidas de controle e prevenção. Ainda há poucos trabalhos publicados acerca da saúde do trabalhador de enfermagem na atenção básica ou na estratégia saúde da família, sendo a maior parte dos estudos realizados no âmbito hospitalar, principalmente nos hospitais universitários. Conclusão: A realização de pesquisas sobre saúde ocupacional da enfermagem é importante, pois poderá contribuir de forma significativa para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/654
ISSN: 2175-5361
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALENÇA A producao cientifica sobre a saúde.htm
Acesso restrito
167,46 kBHTMLVisualizar/Abrir
VALENÇA A producao cientifica sobre a saúde.pdf
Acesso restrito
434,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.