Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/651
Título: Saúde psíquica dos profissionais de saúde em hospitais públicos
Autor(es): Oliveira, Luciana C. Barbosa de
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Hospitais
Data do documento: 2008
Editor: Revista Saúde pública
Referência: OLIVEIRA, Luciana C. Barbosa de; CHAVES-MAIA, Eulália M. Saúde psíquica dos profissionais de saúde em hospitais públicos. Rev. Saúde pública, 2008. vol. 10, n.3, p.405-413.
Abstract: Objetivo Analisar o nível de saúde psíquica dos profissionais de saúde nas enfermarias dos hospitais públicos do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Materiais e Métodos Foi realizado um estudo descritivo transversal com 95 profissionais de saúde (amostra estratificada proporcional). Utilizou-se um questionário constando características sócio-demográficas e de trabalho, assim como o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG). Resultados Os empregados são do sexo feminino, casados, de idade acima de 45 anos. Contam com uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais, além de apresentar múltiplos vínculos de trabalho. A saúde psíquica global dos sujeitos encontra-se em um nível bom, no entanto, também há indivíduos em número significativo de processo de agravamento, quanto ao stress (37,9 %) e distúrbios psicossomáticos (34,7 %) isoladamente. Conclusões Há um indicativo de alerta quanto à necessidade de ações preventivas, de modo a evitar maiores agravamentos com possíveis danos às condições de saúde psíquica destes trabalhadores.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/651
ISSN: 0124-0064
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA. Saúde psíquica dos profissionais.pdf
Acesso restrito
210,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLIVEIRA. Saúde psíquica dos profissionais.htm
Acesso restrito
125,17 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.