Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/606
Título: Revisitando a história da educação popular no Brasil : em busca de um outro mundo possível
Autor(es): Pereira, Dulcinéia de Fátima Ferreira
Pereira, Eduardo Tadeu
Palavras-chave: Educação popular - História
Educação popular - Brasil
Data do documento: Dez-2010
Editor: Histedbr
Referência: PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira; PEREIRA, Eduardo Tadeu. Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. Histedbr, Campinas, n. 40, p.72-87, dez. 2010.
Abstract: Por meio da retrospectiva histórica da Educação popular no Brasil, o presente artigo pretende reafirmar seu papel transformador do contexto de globalização da exclusão, no qual vivemos atualmente, pois se acredita que a Educação popular pode reacender a “chama da esperança” nas classes populares. Esta análise se inicia no final dos anos 40, período em que os ideais democráticos se expandem pela sociedade brasileira, passando pelos anos 50 e 60, quando surgem as ideias de Paulo Freire, que deram origem ao trabalho da Educação popular e que, mais tarde, se transformariam em um marco nas ideias pedagógicas no Brasil e no mundo. Foram também analisados os movimentos de resistência nos anos 70, o retorno à mobilização popular nos anos 80 e as consequências das políticas neoliberais instaladas no Brasil nos anos 90. Identifica-se, por fim, o novo cenário do século XXI, que apresenta à Educação popular seus desafios e a possibilidades neste tempo de transição paradigmática: trata-se de reacender a “chama da esperança”, resgatando a participação social das classes populares, rumo à construção de uma sociedade mais justa e mais humana.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/606
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA. Revisitando a historia da educacaoooo.pdf
Acesso restrito
645,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PEREIRA. Revisitando a historia da educacaoooo.htm
Acesso restrito
117,18 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.