Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/604
Título: Anísio Teixeira entre nós : a defesa da educação como direito de todos
Autor(es): Nunes, Clarice
Palavras-chave: Anísio Teixeira
Educação
Data do documento: 2000
Editor: Educação & Sociedade
Referência: NUNES, Clarice. Anísio Teixeira entre nós. A defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p.9-40, dez. 2000.
Abstract: O objetivo do artigo é realizar uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971), na comemoração do seu centenário de nascimento, destacando momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, aspectos da sua apropriação de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea. Palavras-chave: Educação brasileira, pensamento educacional brasileiro, trajetória de educadores Os homens se amparam no coração de outros homens, sobretudo quando silenciados, perseguidos, acusados injustamente. Incompreendidos. Realçar a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileira é, de certa forma, prestar uma homenagem não apenas a este grande educador, que pagou um alto preço pela defesa concreta e intransigente de que a educação não é privilégio, mas também tratar a educação do ângulo que mais a dignifica. o do direito social e da democratização de um ensino de qualidade, o da pesquisa qualificada e comprometida com os problemas sociais, o da organização de homens e instituições a serviçoda reinvenção da ciência, da cultura e da política, da própria sociedade brasileira.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/604
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNESs. Adefesa da educação.pdf
Acesso restrito
467,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
NUNESs. Adefesa da educação.htm
Acesso restrito
124,2 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.