Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/600
Título: O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular
Autor(es): Maciel, Karen de Fátima
Palavras-chave: Educação popular
Freire, Paulo
Data do documento: Jul-2001
Editor: Educação em perspectiva
Referência: MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em perspectiva. Viçosa, v. 2, n.2, p. 326-344, jul./dez. 2001.
Abstract: Este artigo investiga as principais contribuições do educador e militante Paulo Freire na história da Educação Popular no Brasil. Freire influencia diretamente o campo teórico-metodológico-epistemológico da Educação ao fomentar a questão política da educação. Pauta-se na cultura popular como elemento fundamental para emancipação da classe trabalhadora. Por entender as classes populares como detentoras de um saber não valorizado e excluídas do conhecimento historicamente acumulado pela sociedade, mostra-se, neste trabalho, a relevância de se construir uma educação a partir do conhecimento do povo e com o povo, provocando uma leitura da realidade na ótica do oprimido que ultrapassa as fronteiras das letras e se constitui nas relações históricas e sociais. Refletir-se-á sobre a importância do seu pensamento na construção de uma teoria pedagógica libertadora, que se faz primordial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/600
ISSN: 2178-8359
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL. O pensamento de Paulo Freireeee.pdf
Acesso restrito
378,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MACIEL. O pensamento de Paulo Freireeee.htm
Acesso restrito
81,37 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.