Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/583
Título: Influência da concentração de soro na aceitação sensorial de bebida láctea fermentada com polpa de manga
Autor(es): Santos, Calila Teixeira
Palavras-chave: Bebida láctea
Queijo - Soro
Manga
Tukey - Teste
Bebida láctea - Produtos
Data do documento: Jan-2008
Referência: SANTOS, Calila Teixeira. et al. Influência da concentração de soro na aceitação sensorial de bebida láctea fermentada com polpa de manga. Alimentos e nutrição. Brazilian Journal of Food and Nutrition , Araraquara, v.19, n.1, p. 55-60, jan./mar. 2008.
Abstract: Neste trabalho foi desenvolvida uma bebida láctea fermentada à base de soro de queijo mussarela e polpa de manga, sendo avaliado o efeito de diferentes concentrações de soro na aceitação sensorial das mesmas. Foram testados quatro níveis de substituição do leite por soro de queijo (20%, 40%, 60% e 80%). As bebidas elaboradas foram avaliadas por sessenta provadores não-treinados em um teste de aceitação com uma escala hedônica de nove pontos. Os resultados obtidos, submetidos à Análise de Va-riância e Teste de Médias (Tukey) (ambos com P<0,05), demonstraram que a formulação em que ocorreu a substituição de 40% do leite por soro de queijo foi a mais aceita, situando-se próximo do termo hedônico “gostei muito”. Comentários dos provadores indicam que essa formulação foi a que apresentou a melhor textura, com consistência intermediária. Tal fato pode ser atribuído ao gel protéico de caseína formado, que devido ao teor intermediário de leite apresentou textura mais agradável.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/583
ISSN: 21794448
01034235
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revista - Engenharia de alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.Influencia da concentracao de soro.pdf
Acesso restrito
486,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SANTOS.Influencia da concentracao de soro.htm
Acesso restrito
110,17 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.