Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/381
Título: A educação continuada e as políticas públicas no Brasil
Autor(es): Haddad, Sérgio
Palavras-chave: Educação continuada
Políticas públicas
Brasil
Data do documento: 2007
Referência: HADDAD, Sérgio. A educação continuada e as políticas públicas no Brasil. Revej@:Revista de Educação de Jovens e Adultos. v. 1, n. 0, p. 27-37, ago. 2007
Abstract: O artigo discute o conceito de Educação Continuada frente às mudanças e demandas do mundo atual. Se, anteriormente, sob a influência da UNESCO, tal conceito remetia principalmente à idéia de formação e aprimoramento profissional visando à adaptação do cidadão frente a um mundo em mudanças, a Educação Continuada, em tempos atuais, abarca a formação cidadã para a participação democrática e o desenvolvimento humano. Neste último sentido, na América Latina, a Educação Continuada utiliza como campo de referências idéias produzidas pelo movimento de Educação Popular, além das teorias ligadas ao Desenvolvimento Humano e aos Direitos Humanos. Tem, portanto, uma característica menos de adaptação e mais de conflitividade frente a um mundo cada vez mais desigual e injusto. A Educação Continuada, no entanto, em qualquer sentido aqui pensado, não se dissocia da luta por uma boa escolarização básica que atinja a todos. Remete ainda a um modelo de sociedade educativa na qual a Educação Continuada é parte integrante do todo social, unindo os sistemas formais e escolares de jovens e adultos, assim como a educação não formal.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/381
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.