Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Simone Aparecida dos Santos-
dc.contributor.authorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
dc.date.accessioned2025-06-27T17:54:04Z-
dc.date.available2025-06-27T17:54:04Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Simone Aparecida dos Santos; MAIA, Hélio José Santos; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. História da educação de surdos: uma decolonialidade possível contra a colonialidade de poder linguístico. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 30, e0156, 2024. p. 1-20.pt_BR
dc.identifier.issn19805470-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3300-
dc.description.abstractO artigo analisa a história da educação de surdos sob a ótica da decolonialidade, criticando a "colonialidade de poder linguístico" e o "ouvintismo" impostos pela maioria ouvinte. Propõe um novo olhar sobre a história, valorizando autores surdos e suas narrativas. A decolonialidade busca romper com a visão clínica da surdez, afirmando a cultura, a identidade e a Língua de Sinais (Libras) como centrais para uma educação emancipadora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Educação Especialpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleHistória da educação de surdos: uma decolonialidade possível contra a colonialidade de poder linguísticopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.