Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3212
Título: | As particularidades do ensino superior brasileiro nos marcos do capitalismo dependente |
Autor(es): | Costa, Fabiana Maria |
Palavras-chave: | Brasil - Formação social e econômica Revolução burguesa |
Data do documento: | 30-Jun-2018 |
Editor: | Temporalis |
Referência: | COSTA, Fabiana Maria. As particularidades do ensino superior brasileiro nos marcos do capitalismo dependente. Temporalis, Brasília, v. 18, n. 35, p. 29-45, 30 jun. 2018. |
Abstract: | O trabalho discute o desenvolvimento do ensino superior no Brasil, tendo como mediações a formação social e histórica e a revolução burguesa no país e seu caráter dependente. Trata-se de uma revisão bibliográfica que recupera o desenvolvimento histórico da universidade, marcado por uma “senilização institucional precoce” e demonstra como esta foi norteada por interesses de uma burguesia conservadora, que visa à manutenção de seus privilégios e da desigualdade social, com um “caráter ultra-elitista de educação superior”, de acordo com a análise de Florestan Fernandes. Assinala algumas tendências mais recentes na educação superior, que apontam para uma atualização do conservadorismo e da categoria de “reforma universitária consentida”. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3212 |
ISSN: | 22381856 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA. As particularidades do ensino. p. 29-45. Acessivel.doc Acesso restrito | 98 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
COSTA. As particularidades do ensino. p. 29-45. Acessivel.htm Acesso restrito | 170,78 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
COSTA. As particularidades do ensino. p. 29-45. Acessivel.pdf Acesso restrito | 514,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.