Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3176
Title: Educação bilíngue para surdos : vozes evocadas explícita e implicitamente pela nota técnica 05/2011 da SECADI
Other Titles: A muitas mãos : contribuição aos estudos surdos
Authors: Oliveira, Laralis Nunes de Sousa
Silva José Edmilson Felipe da
Albino, Ivone Braga
Keywords: Língua brasileira de sinais
Educação inclusiva
Issue Date: 2016
Publisher: EDUFRN
Citation: OLIVEIRA, Laralis Nunes de Sousa. Educação bilíngue para surdos: vozes evocadas explícita e implicitamente pela nota técnica 05/2011 da SECADI. In: ALBINO, Ivone Braga; SILVA, José Edmilson Felipe da; OLIVEIRA, Laralis Nunes de Sousa (org.). A muitas mãos: contribuição aos estudos surdos. Natal: EDUFRN, 2016. p. 108-131.
Abstract: O ensaio analisa a Nota Técnica 05/2011 da SECADI/MEC, que aborda a implementação da educação bilíngue para surdos no Brasil sob a perspectiva inclusiva. Utilizando a Linguística Aplicada e os pressupostos do Círculo de Bakhtin, o texto examina as vozes evocadas explicitamente (documentos oficiais e políticas de inclusão) e implicitamente (discursos silenciados sobre a educação de surdos). A análise revela tensões entre o discurso oficial e as vozes marginalizadas, questionando se a Nota promove a diversidade ou reforça o silenciamento de minorias linguísticas. O estudo destaca a importância de considerar múltiplas vozes na construção de políticas educacionais inclusivas.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3176
ISBN: 8599091018
Appears in Collections:MA - Capítulo de Livro - Letras Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBINO_SILVA_OLIVEIRA. Educacao bilingue. p.108-131. Acessível.doc
Restricted Access
112,5 kBMicrosoft WordView/Open
ALBINO_SILVA_OLIVEIRA. Educacao bilingue. p.108-131. Acessível.htm
Restricted Access
221,78 kBHTMLView/Open
ALBINO_SILVA_OLIVEIRA. Educacao bilingue. p.108-131. Acessível.pdf
Restricted Access
723,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.