Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3121
Título: Criminalizar a juventude : uma resposta ao medo social
Título(s) alternativo(s): Infância e juventude em contextos de vulnerabilidades e resistências
Autor(es): Feffermann, Marisa
Palavras-chave: Criminalização
Desigualdade
Controle social
Data do documento: 2013
Editor: Zagodoni
Referência: FEFFERMANN, Marisa. Criminalizar a juventude: uma resposta ao medo social. In: PAIVA, Ilana Lemos de; BEZERRA, Marlos Alves; SILVA, Geórgia Sibele Nogueira da; NASCIMENTO, Périsson Dantas do (org.). Infância e juventude em contextos de vulnerabilidades e resistências. São Paulo: Zagodoni, 2013. cap. 2. p. 57-75.
Abstract: O capítulo discute a criminalização da juventude e a influência do medo social na sociedade brasileira, destacando como a desigualdade, a exclusão e a segregação urbana afetam as populações vulneráveis, especialmente jovens e negros. O medo é manipulado pelas elites para justificar práticas autoritárias e o controle social, enquanto a violência é normalizada e espetacularização pela mídia. A falta de políticas públicas contribui para a fragmentação social, aumentando a criminalidade e a sensação de insegurança nas periferias, resultando em uma dinâmica de opressão e exclusão.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3121
ISSN: 9788564250512
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Psicologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.