Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957
Título: Avaliação institucional da escola : base teórica e construção do projeto
Autor(es): Fernandes, Maria Estela Araújo
Palavras-chave: Avaliação educacional
Aprendizagem
Pedagogia
Data do documento: 2001
Editor: Edições Demócrito Rocha
Referência: FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola: base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
Abstract: Aborda dois tipos principais de avaliação no contexto educacional: a Avaliação da Aprendizagem e a Avaliação Institucional. A Avaliação da Aprendizagem foca no desempenho dos alunos e no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizada principalmente pelos professores e de forma unilateral. Em contraste, a Avaliação Institucional avalia a escola ou o sistema educacional como um todo, envolvendo todos os participantes (avaliadores e avaliados) de maneira multidirecional. Essa avaliação abrange diagnósticos, orientações e registros de resultados em uma perspectiva mais ampla (diagnóstica, processual e de resultados), e inclui os resultados da Avaliação da Aprendizagem para obter uma visão completa. Para o envolvimento da comunidade escolar na Avaliação Institucional, são sugeridas estratégias como o aproveitamento de colegiados existentes (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais, etc.) ou a criação de novos grupos representativos. A participação ativa desses grupos é fundamental para a articulação e sucesso do processo avaliativo, devendo a escola adaptar suas estratégias conforme suas necessidades específicas e revisar continuamente sua eficácia
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957
ISBN: 9788575291078
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.