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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957
Título: | Avaliação institucional da escola : base teórica e construção do projeto |
Autor(es): | Fernandes, Maria Estela Araújo |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Aprendizagem Pedagogia |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | Edições Demócrito Rocha |
Referência: | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola: base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001. |
Abstract: | Aborda dois tipos principais de avaliação no contexto educacional: a Avaliação da Aprendizagem e a Avaliação Institucional. A Avaliação da Aprendizagem foca no desempenho dos alunos e no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizada principalmente pelos professores e de forma unilateral. Em contraste, a Avaliação Institucional avalia a escola ou o sistema educacional como um todo, envolvendo todos os participantes (avaliadores e avaliados) de maneira multidirecional. Essa avaliação abrange diagnósticos, orientações e registros de resultados em uma perspectiva mais ampla (diagnóstica, processual e de resultados), e inclui os resultados da Avaliação da Aprendizagem para obter uma visão completa. Para o envolvimento da comunidade escolar na Avaliação Institucional, são sugeridas estratégias como o aproveitamento de colegiados existentes (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais, etc.) ou a criação de novos grupos representativos. A participação ativa desses grupos é fundamental para a articulação e sucesso do processo avaliativo, devendo a escola adaptar suas estratégias conforme suas necessidades específicas e revisar continuamente sua eficácia |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957 |
ISBN: | 9788575291078 |
Aparece nas coleções: | MA - Livros - Educação |
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