Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Maria Estela Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T20:09:09Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T20:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola: base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788575291078 | - |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957 | - |
dc.description.abstract | Aborda dois tipos principais de avaliação no contexto educacional: a Avaliação da Aprendizagem e a Avaliação Institucional. A Avaliação da Aprendizagem foca no desempenho dos alunos e no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizada principalmente pelos professores e de forma unilateral. Em contraste, a Avaliação Institucional avalia a escola ou o sistema educacional como um todo, envolvendo todos os participantes (avaliadores e avaliados) de maneira multidirecional. Essa avaliação abrange diagnósticos, orientações e registros de resultados em uma perspectiva mais ampla (diagnóstica, processual e de resultados), e inclui os resultados da Avaliação da Aprendizagem para obter uma visão completa. Para o envolvimento da comunidade escolar na Avaliação Institucional, são sugeridas estratégias como o aproveitamento de colegiados existentes (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais, etc.) ou a criação de novos grupos representativos. A participação ativa desses grupos é fundamental para a articulação e sucesso do processo avaliativo, devendo a escola adaptar suas estratégias conforme suas necessidades específicas e revisar continuamente sua eficácia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições Demócrito Rocha | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Avaliação institucional da escola : base teórica e construção do projeto | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.publisher.other | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.