Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2945
Title: | No espaço do trabalho discursivo, alternativas |
Other Titles: | Portos de passagem |
Authors: | Geraldi, João Wanderley |
Keywords: | Análise do discurso Linguagem e línguas Leitura |
Issue Date: | 1997 |
Publisher: | São Paulo |
Citation: | GERALDI, João Wanderley. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In: GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. cap. 3, p.115-188. |
Abstract: | Apresenta o processo interacional como o espaço de construção de sujeitos e da própria linguagem. Aborda o trabalho linguístico a partir de três perspectivas que se entrelaçam: as ações que se fazem com a linguagem, as ações que se fazem sobre e as ações da linguagem na constituição dos sujeitos e dos contornos de possibilidades das duas outras ações linguísticas. Fundado nesta concepção de linguagem, discute, a propósito do ensino, a correlação entre o resultado do trabalho científico e a construção do chamado conteúdo de ensino. No confronto entre o trabalho com o resultado da pesquisa e o trabalho de produção de conhecimentos, opta pelo segundo, fornecendo, no que tange ao ensino de língua portuguesa, elementos caracterizadores de um ensino produtivo da redação, da leitura e da gramática como alternativa de base sociointeracional e discursiva às formas costumeiras do ensino escolar da linguagem. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2945 |
Appears in Collections: | MA - Capítulos de Livros - Literatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GERALDI.cap. 3. No espaço do trabalho. p.115-188. Acessivel.doc Restricted Access | 260 kB | Microsoft Word | View/Open | |
GERALDI.cap. 3. No espaço do trabalho. p.115-188. Acessivel.htm Restricted Access | 468,71 kB | HTML | View/Open | |
GERALDI. cap. 3. No espaço do trabalho. p.115-188. Acessivel.pdf Restricted Access | 901,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.