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dc.contributor.authorLino, Lucília Augusta-
dc.date.accessioned2024-09-04T19:18:53Z-
dc.date.available2024-09-04T19:18:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLINO, Lucília Augusta. (Des)profissionalização e desqualificação na reforma do Ensino Médio: as ameaças da 'flexibilização' e do 'notório saber'. In: SARTÓRIO, Lucia Aparecida Valadares; LINO, Lucília Augusta; SOUZA, Nádia Maria Pereira de. (Org.). Política educacional e dilemas do ensino em tempos de crise. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 21-51.pt_BR
dc.identifier.isbn9788578615222-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2936-
dc.description.abstractorganizado de forma a aliar diferentes abordagens acerca das questões educacionais que marcam o tempo presente, o livro política Educacional e Dilemas do Ensino em tempo de Crise ao mesmo tempo cumpre uma função acadêmica importante e uma tarefa política essencial. Com rigor acadêmico, mas ao mesmo tempo apresentado forte compromisso político com o alargamento de direitos e com a emancipação humana, ele analisa as (contra) reformas educacionais em curso e como se organiza a profissão docente e a formação de professores em nosso país. Por exemplo, de forma crítica, aborda as questões curriculares presentes na reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular, políticas que hoje impactam todos aqueles que trabalham e estudam nas escolas brasileiras e que só foram implementadas (com a forma que estão) em função do recrudescimento das forças de direita, nos últimos anos. È reconfortante vermos reunidos tantos pesquisadores que compartilham a idéia que o trabalho acadêmico é também uma forma de luta, desenvolvendo análises aprofundadas e não maniqueístas sobre a conjuntura educacional. O governo temer - no campo da educação, mas não só nele - tem apresentado inúmeras iniciativas marcadas por perspectivas tanto neoliberais quanto conservadores. Entende-las, conhecer seus fundamentos e suas possíveis consequências, superando o que é propalado pela massiva propaganda governamental, é o primeiro passo para podermos confrontá-las naquilo que elas têm de perverso. O presente livro nos ajuda nesta tarefa, constituindo-se num bom exemplo de que a ação militante pode e deve ter qualidade técnica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherLivraria da Físicapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectReformas educacionaispt_BR
dc.subjectDireitos e emancipaçãopt_BR
dc.title(Des)profissionalização e desqualificação na reforma do Ensino Médio : as ameaças da 'flexibilização' e do 'notório saber'pt_BR
dc.title.alternativePolítica educacional e dilemas do ensino em tempos de crisept_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
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