Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2835
Título: O sol não nasce para todos : uma análise do direito à cidade para os segmentos LGBT
Autor(es): Silva, Andréa Lima da
Palavras-chave: Direito à cidade
LGBTQ+
Políticas públicas
Data do documento: 2015
Editor: Ser Social
Referência: SILVA, Andréa Lima da. et al. O sol não nasce para todos: uma análise do direito à cidade para os segmentos LGBT. Ser Social, Brasília, v. 17, n. 37, p. 498-516,jul.-dez./2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/issue/view/1211. Acesso em: 17 out. 2023.
Abstract: A cidade constitui-se historicamente como espaço para o desenvolvimento das forças produtivas, sendo, também, fábrica das possibilidades históricas quanto à construção do poder político das classes sociais. É neste ambiente de luta de classes, apropriação de territórios e de vivência das territorialidades que analisaremos o direito à cidade da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Este artigo é produto da pesquisa intitulada “Nascidos livres e iguais”? Violação de direitos e opressão da população LGBT na cidade”. A cidade é entendida em suas relações concretas por onde se movimentam os indivíduos em sua vida cotidiana. Nas últimas décadas têm se consolidado lutas, estudos e pesquisas sobre o direito à cidade como questão integrante da agenda dos direitos humanos (DH). Trabalha-se neste artigo com o direito à cidade na perspectiva construída coletivamente e expressa na Carta Mundial do Direito à Cidade. A concepção do direito à cidade no referido documento revela a contradição entre o dever ser e a realidade vivenciada pelos sujeitos que têm seus direitos violados cotidianamente, a exemplo dos segmentos LGBT. O direito coletivo à cidade foi subsumido pela sua apropriação privada nas sociedades capitalistas. Assim, questionamos: a cidade
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2835
ISSN: 2237-7506
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA;SANTOS. O sol nao nasce para todos. p. 498-516. adaptado.doc
Acesso restrito
90 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
SILVA;SANTOS. O sol nao nasce para todos. p. 498-516. adaptado.htm
Acesso restrito
108,31 kBHTMLVisualizar/Abrir
SILVA;SANTOS. O sol nao nasce para todos. p. 498-516. adaptado.pdf
Acesso restrito
459,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.