Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2826
Título: Transexualidade e as armadilhas dos gêneros
Título(s) alternativo(s): O que é transexualidade
Autor(es): Bento, Berenice Alves de Melo
Palavras-chave: Transexualidade
Gênero - Convenções sociais
Data do documento: 2008
Editor: Brasiliense
Referência: BENTO, Berenice Alves de Melo. Transexualidade e as armadilhas dos gêneros. In: BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008. cap. 1. p.15-55.
Abstract: O livro "O que é Transexualidade", de Berenice Bento, é uma obra que fornece reflexões a respeito das convenções sociais sobre o conceito de masculinidade e feminilidade, com o intuito de problematizar os conceitos da sociedade e suas instituições perante as pessoas que vivenciam o seu gênero independente da diferença sexual. A autora relata a primeira vez em que a sociedade brasileira se deparou com uma grande confusão de gênero em escala midiática. Uma manchete de revista em 1984 estampava a seguinte manchete: "A mulher mais bonita do Brasil é um homem". Com isso, as pessoas procuravam sinais de masculinidade naquele exuberante corpo que pertencia a ninguém mais do que Roberta Close. "O "que é Transexualidade" é uma obra de Berenice Bento. Formada em sociologia pela Universidade Federal de Goiás, a autora possui uma extensa vida acadêmica, atuando ativamente nos temas relacionados a gênero, transexualidade, direitos humanos e sexualidade.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2826
ISBN: 9788511001242
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Ciências Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.