Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2812
Título: Ecologia organizacional : muito além do ambiente da organização
Autor(es): Lima, Cássia Helena Pereira
Mauro, Gilberto Braga Pereira
Jurno, Eduardo
Novoa, Nicássia F
Palavras-chave: Ecologia organizacional
Teoria das organizações
Anti-management
Ambiente empresarial
Seleção natural
Data do documento: 2015
Editor: Núcleo Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas
Referência: LIMA, Cássia Helena Pereira; MAURO, Gilberto Braga Pereira ; JURNO, Eduardo; NOVOA, Nicássia F. Ecologia organizacional: muito além do ambiente da organização. Belo Horizonte: Núcleo Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas, 2015. Disponível em : https://www.researchgate.net/publication/267688032
Abstract: Apresenta ainda pouco difundida, a Ecologia Organizacional utiliza um modelo biológico para explicar como as condições ambientais afetam a abundância e diversidade de organizações, colocando em xeque o poder dos administradores sobre o destino das instituições. Apesar das críticas de ser anti-management, essa Teoria, relativamente recente, alerta para aspectos importantes da relação “empresa-ambiente-populações de organizações” e para a necessidade delas transporem a inércia estrutural, buscando agilidade para adaptação às intensas mudanças do ambiente. Este artigo começa contextualizando a Ecologia Organizacional na Teoria das Organizações. No desenvolvimento, por ser uma revisão bibliográfica, não propõe novas leis, mas compila o escasso e complexo material sobre o assunto, explicando a dinâmica da teoria em questão. Depois de apresentar críticas e méritos do modelo, propõe uma reflexão, estimulando novas pesquisas. Mas deixa claro, ao contrário do que se pode pensar, que a Ecologia Organizacional vai muito além da preocupação com o ambiente da organização.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2812
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA et al. Ecologia organizacional. p.1-23. Acessível.doc
Acesso restrito
132,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
LIMA et al. Ecologia organizacional. p.1-23. Acessível.htm
Acesso restrito
274,97 kBHTMLVisualizar/Abrir
LIMA et al. Ecologia organizacional. p.1-23. Acessível.pdf
Acesso restrito
542,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.