Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2720
Título: O que é um fato social
Título(s) alternativo(s): Essencial sociologia
Autor(es): Durkheim, Émile
Botelho, André
Palavras-chave: Sociologia
Data do documento: 2013
Editor: Penguim Companhia
Referência: DURKHEIM, Émile. O que é um fato social. In: BOTELHO, André. Essencial sociologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Penguin Companhia, 2013. p. 179-221.
Abstract: A sociologia representa, como poucas áreas do conhecimento, a autoconsciência “científica” da modernidade. Tendo nascido para explicar as radicais transformações que vinham formando o mundo do século XIX, ela se tornou o referencial por excelência para a compreensão da sociedade e de suas mudanças desde então. O êxito da disciplina deve-se à capacidade de destacar, do inesgotável leque de elementos da realidade, dimensões e conceitos de significado crucial, tais como vida, processo e ação social. Coube aos clássicos da sociologia, reunidos nesta coletânea, formular uma gramática da vida em sociedade, que se presta tanto à especialidade acadêmica quanto ao conhecimento geral presente em diversas áreas profissionais, como direito, ciências biomédicas e educação, entre outras. A presente edição mitiga a ideia de uma tríade de pais fundadores em favor de uma maior pluralidade dos clássicos, com a inclusão de Georg Simmel ao lado de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Também foram selecionados textos ainda pouco incorporados aos programas introdutórios da disciplina, além de outros já consagrados, alguns em novas traduções.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2720
ISBN: 8563560786
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DURKHEIM. O que e um fato social. p.179-221. Acessível.edit.doc
Acesso restrito
124,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
DURKHEIM. O que e um fato social. p.179-221. Acessível.edit.htm
Acesso restrito
159,67 kBHTMLVisualizar/Abrir
DURKHEIM. O que e um fato social. p.179-221. Acessível.edit.pdf
Acesso restrito
684,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.