Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2704
Título: Apresentação
Título(s) alternativo(s): Evolucionismo cultural
Autor(es): Morgan, Lewis Henry
Palavras-chave: Evolução social
Mudança social
Etnologia
Data do documento: 2005
Editor: Jorge Zahar Editora
Referência: MORGAN, Lewis Henry. Apresentação. In: MORGAN, Lewis Henry. Evolucionismo cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 4 -20.
Abstract: Essa coletânea reúne três textos clássicos da antropologia, escritos pelos principais representantes da corrente evolucionista que prevaleceu nos primeiros anos da disciplina. Lewis Henry Morgan (1818-1881), Edward Burnett Tylor (1832-1917) e James George Frazer (1854-1941) representam a tradição antropológica contra a qual lutaram autores como Franz Boas, em defesa do relativismo cultural. Assim, esse livro pode ser lido em diálogo com outro da mesma coleção: "Antropologia Cultural", que reúne textos de Boas também selecionados e apresentados por Celso Castro. A valiosa iniciativa de reunir textos emblemáticos da corrente evolucionista na antropologia supre uma lacuna do campo das ciências sociais no Brasil: o acesso a textos fundadores como os reunidos nesse volume costuma ser difícil, feito através de recortes em manuais ou mediado por interpretações de estudos posteriores. Os textos originais dão aos leitores a possibilidade de conhecer idéias polêmicas, que tendem a ser empobrecidas e simplificadas na divulgação da história da antropologia, muitas vezes reduzidas a uma visão etnocêntrica utilizada para justificar pretensas superioridades culturais ou até raciais.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2704
ISBN: 8571108579
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORGAN. Apresentacao. Evolucionismo social. p.4-20. Acessível.doc
Acesso restrito
112 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
MORGAN. Apresentacao. Evolucionismo social. p.4-20. Acessível.htm
Acesso restrito
152,85 kBHTMLVisualizar/Abrir
MORGAN. Apresentacao. Evolucionismo social. p.4-20. Acessível.pdf
Acesso restrito
392,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.