Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2279
Título: Duas faces do poder
Autor(es): Bachrach, Peter
Baratz, Morton S
Palavras-chave: Poder
Pluralismo-Elitismo
Mobilização de viés
Data do documento: Out-2011
Editor: Rev. Sociol. Polít.
Referência: BACHRACH, Peter; BARATZ, Morton S. Duas faces do poder. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 40, p. 149-157, out. 2011.
Abstract: Este artigo apresenta duas concepções de poder, a partir do exame e da crítica de duas tradições de pesquisa. A tradição sociológica, que originou a corrente elitista, postula a existência do poder nas comunidades; a tradição politológica, que originou a corrente pluralista, questiona a existência de elites dirigentes em comunidades e instituições. O artigo argumenta que a tradição elitista postula o que deve ser provado, ao passo que a pluralista está correta em investigar se há de fato grupos governantes nas sociedades, mas sua abordagem é restrita e deixa de lado um aspecto essencial da questão. Assim, os autores do artigo argumentam que, anteriormente à face visível do poder, manifestada pelos indivíduos e grupos que tomam efetivamente as decisões (ou que impõem os vetos), os pesquisadores devem prestar atenção à face invisível do poder. Essa outra face consiste na capacidade que indivíduos ou grupos têm de controlar ou manipular os valores sociais e políticos (isto é, de “mobilizar vieses”), impedindo que temas potencialmente perigosos para seus interesses e perspectivas sejam objeto de discussão e deliberação pública.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2279
ISSN: 1678-9873
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Ciências Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.