Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2219
Título: Discurso sobre o colonialismo de Aimé Césaire : uma chave de leitura feminista latino-americana descolonial
Autor(es): Vigoya, Maria Viveros
Palavras-chave: Colonialismo
Descolonial
Racismo
Feminismo - Latino-americana
Data do documento: Jan-2021
Editor: EQUATORIAL
Referência: VIGOYA, Mara Viveros. Discurso sobre o colonialismo de Aimé Césaire: uma chave de leitura feminista latino-americana descolonial. Equatorial, Natal, v. 8, n. 14, p.1-17, jan/jun 2021.
Abstract: Fala sobre Aimé Césaire, uma pessoa cujo pensamento e criação literária tornaram-se um emblema da consciência antirracista e anticolonial no mundo; um pensador caribenho, nascido na Martinica, uma ilha que faz parte das Antilhas Menores e está localizada a menos de mil milhas da Colômbia. Porém, por ter sido colonizada por uma potência europeia diferente da espanhola ou portuguesa, a Martinica parece distante de nossas realidades. Essas são as separações criadas pelo colonialismo. Essa apresentação está organizada em três partes: a primeira oferece um relato do trabalho de Césaire onde salienta que sua resposta em nome dos povos colonizados ao projeto de civilização europeu é ao mesmo tempo uma réplica situada em termos históricos e uma proposta pertinente e profética para a sociedade contemporânea. A segunda examina as tensões e dilemas colocados por suas demandas por uma igualdade que reconheça as diferenças. Ao mesmo tempo que identifica algumas das contribuições do Discurso sobre o Colonialismo, reconhece sua omissão das questões que hoje em dia chamaríamos de gênero – como parte das reclamações das vozes colonizadas e como uma das diferenças que é preciso aceitar e incluir nelas. Uma terceira parte aponta o que os movimentos feministas latino-americanos, especialmente os feminismos descoloniais e antirracistas, poderiam aprender de sua proposta teórico-política e a forma em que poderiam trabalhar com o pensamento de Aimé Césaire, e para além dele.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2219
ISSN: 2446-5674
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIGOYA.Discurso sobre o colonialismo. p1- 6. Acessivel..doc
Acesso restrito
79,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
VIGOYA.Discurso sobre o colonialismo. p1- 6.. Acessivel.pdf
Acesso restrito
515,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
VIGOYA.Discurso sobre o colonialismo. p1- 6. Acessivel..htm
Acesso restrito
151,36 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.